Autor: Monojit Mandal
O astro do Los Angeles Clippers, Kawhi Leonard, conhecido por sua batalha contra lesões crônicas, está contestando a política de gerenciamento de carga da NBA, alegando que ela não decidirá sua agenda de jogos.
Leonard tem sido atormentado por doenças desde que se juntou aos Clippers para a temporada 2019-20, nunca jogando mais de 57 jogos. Sua temporada 2021-22 foi completamente destruída por uma ruptura do LCA, tornando-o o garoto-propaganda da liga para o movimento de gerenciamento de carga.
Durante uma entrevista coletiva no dia da imprensa, Leonard, que passou grande parte dos últimos anos se reabilitando de lesões, expressou seu descontentamento com a recente política de gerenciamento de carga da liga. Ele achava que a política estava injustamente visando a ele e sua equipe.
“Não fico de fora dos jogos devido ao gerenciamento da carga de trabalho”, disse Leonard na segunda-feira. “Era uma história diferente quando eu estava no Raptors; eu estava me recuperando de uma lesão, e as decisões eram tomadas com base em orientações médicas. Mas agora, se eu estiver bem fisicamente, estarei em quadra. Na baixa temporada, trabalho duro para melhorar meu jogo. Nenhuma política da liga tem qualquer influência sobre minha decisão de jogar partidas extras.“
A diretriz recentemente implementada, que entrou em vigor no mês passado, proíbe que os clubes tenham vários jogadores importantes ausentes no mesmo jogo. Isso aconteceu com frequência com Leonard e Paul George, que se juntou aos Clippers na mesma temporada que Leonard.
A nova estrutura define os craques como aqueles que foram All-Stars ou membros da equipe All-NBA em qualquer uma das três temporadas anteriores. Além disso, os clubes não têm permissão para descansar seus melhores jogadores em jogos de televisão nacional ou em torneios durante a temporada, entre outras restrições.
A reação de Leonard à política ocorreu depois que um repórter o informou sobre ela. Isso mostra sua falta de conhecimento sobre os detalhes. Tyronn Lue, técnico do Clippers, no entanto, apoiou a posição de Leonard, enfatizando que o objetivo da equipe é ter jogadores saudáveis em quadra.
“Se nossos jogadores estiverem saudáveis, eles vão jogar”, disse Lue. “É um mito que nossos jogadores não queiram jogar. Eles estão entusiasmados para competir. Infelizmente, as lesões os deixaram mais lentos. Portanto, se estiverem saudáveis, eles estarão em campo, e essa é a nossa prioridade.“
As lesões têm atormentado os Clippers desde a chegada de George e Leonard, impedindo que o clube realize todo o seu potencial.