Autor: Monojit Mandal
Depois de uma frenética entressafra da NBA, definida por transações de jogadores e escolhas de compra, o painel de especialistas da ESPN comentou sobre quais clubes triunfaram e quais fracassaram. A concordância entre esses fãs de basquete revelou uma diferença distinta entre os melhores e os piores jogadores.
O San Antonio Spurs liderou a corrida para a melhor temporada da NBA, obtendo incríveis quatro votos do painel de especialistas. Grande parte de seu sucesso pode ser devido à incrível sorte que tiveram na Loteria do Draft da NBA em maio, quando conseguiram o cobiçado Victor Wembanyama. Wembanyama, visto como um potencial agente de mudança, tem a capacidade de impulsionar os Spurs a novos patamares.
O Boston Celtics também foi reconhecido, recebendo três votos de especialistas. Apesar de ter sofrido reações negativas por ter trocado Marcus Smart por Kristaps Porzingis, a escolha do Celtics de priorizar o presente valeu a pena, com Porzingis tendo uma grande influência no elenco da equipe.
O Golden State Warriors, o Los Angeles Lakers e também o Milwaukee Bucks foram destacados por suas glórias fora de temporada, com cada um deles recebendo muitos votos do painel. Os Warriors mantiveram Draymond Green, adicionaram Chris Paul e também fizeram um acordo inteligente envolvendo Jordan Poole. As ações inteligentes do Lakers para conseguir Austin Reaves e Gabe Vincent também foram elogiadas, enquanto o Bucks também conseguiu manter seus principais jogadores livres.
No entanto, nem todos os clubes aproveitaram o brilho de uma boa entressafra. O Toronto Raptors foi criticado por ter tido a pior entressafra da liga, de acordo com cinco analistas. A saída do agente livre Fred VanVleet para o Houston Rockets sem compensação foi um duro golpe para a equipe do Raptors.
O Philadelphia 76ers ficou em segundo lugar na categoria de pior offseason, em parte devido ao drama de James Harden. Apesar de adições modestas, como Kelly Oubre, os Sixers não fizeram mudanças substanciais.
Apesar de sua recente participação nas finais da NBA, o Miami Heat enfrentou obstáculos significativos, incluindo a perda de jogadores importantes como Gabe Vincent e Max Strus. Sua tentativa de contratar Damian Lillard também fracassou.
Por fim, o Houston Rockets e o Phoenix Suns foram repreendidos. As adições dos Rockets de Fred VanVleet e Dillon Brooks, jogadores de alto volume e baixa eficiência, geraram preocupações. Da mesma forma, muitos questionaram a aquisição de Bradley Beal pelos Suns.
À medida que a temporada da NBA se aproxima, o foco certamente estará nesses clubes, que tentarão traduzir suas mudanças de verão em sucesso na quadra ou enfrentar as repercussões de suas decisões.