Autor: Vishwajit Sawant
Flamengo – Bahia – 1:0
O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 no Maracanã, disputando o Campeonato Brasileiro, no sábado. A partida marcou o primeiro jogo do Flamengo após a demissão do técnico argentino Jorge Sampaoli, o que provocou reações mistas dos torcedores, que expressaram seu descontentamento.
No final do primeiro tempo, Pulgar acertou o travessão em um chute livre. O jogo permaneceu equilibrado até que o zagueiro do Bahia, Kanu, recebeu cartão vermelho após fazer falta em Gerson no início do segundo tempo. A intervenção do VAR confirmou a decisão, reduzindo o Bahia a dez jogadores.
Aproveitando a superioridade numérica, o Flamengo capitalizou rapidamente. Bruno Henrique foi derrubado dentro da área, resultando em um pênalti. Pedro converteu com confiança, marcando seu 98º gol com as cores do Flamengo.
A vitória levou o Flamengo ao quarto lugar na tabela de classificação, com 43 pontos, enquanto o Bahia permanece na zona de rebaixamento, com 25 pontos. Em meio às especulações sobre a possível chegada de Tite como novo técnico, o Flamengo enfrentará o Corinthians na próxima rodada do Brasileirão, na Arena Neo Química. No mesmo dia, o Bahia, comandado por Rogério Ceni, enfrentará o Goiás, um rival direto na luta contra o rebaixamento.
Cuiabá – Fluminense – 3:0
O Cuiabá sofreu uma derrota surpreendente para o Fluminense em um jogo do Campeonato Brasileiro na Arena Pantanal no sábado. O Fluminense, lembrando-se da partida de volta da Copa Libertadores contra o Internacional (2 x 2 no primeiro jogo), escalou um time predominantemente reserva. No final do primeiro tempo, Martinelli recebeu o segundo amarelo, deixando o Fluminense em desvantagem. No segundo tempo, Clayson, Alan Emperer e Fernando Sobral se aproveitaram disso.
Apesar da derrota, o Fluminense permanece na sexta posição na tabela do Brasileirão, com 41 pontos. Enquanto isso, a conquista do Cuiabá pôs fim a uma série de seis jogos sem vitória e o elevou à 11ª posição com 32 pontos, distanciando-se confortavelmente da zona de rebaixamento. Em termos de Brasileirão, o próximo desafio do Fluminense é o clássico local contra o Botafogo no domingo, enquanto o Cuiabá volta à ação no dia 14, quando recebe o Cruzeiro.
Fortaleza – Grêmio – 1:1
Em um duelo entre duas equipes tricolores, Fortaleza e Grêmio empataram em 1 a 1 neste sábado, no Castelão, em partida correspondente à 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Aos 4 minutos, Luis Suarez acertou a trave em uma cobrança de falta. O Fortaleza assumiu a liderança no primeiro tempo quando Thiago Galhardo, ex-jogador do Internacional, converteu calmamente um pênalti aos 44 minutos. No entanto, o Grêmio teve a chance de empatar o placar imediatamente após a cobrança do pênalti, mas o infeliz escorregão de Cristaldo (que chutou mais alto) fez com que a oportunidade fosse perdida.
O Fortaleza continuou a pressionar no segundo tempo, mas Luis Suárez veio em socorro do Grêmio. Aos 80 minutos, o uruguaio recebeu um passe preciso de Reinaldo e chutou com frieza para o gol, garantindo o empate.
Com isso, o Grêmio, de Renato Gaúcho, recuperou a segunda posição na classificação, com 44 pontos, enquanto o Fortaleza, em oitavo lugar, agora se concentra na Copa Sul-Americana. O time enfrenta o Corinthians no jogo de volta da semifinal, na terça-feira, no Castelão, após o empate em 1 a 1 no jogo de ida, em São Paulo.
São Paulo – Corinthians – 2:1
Em um confronto emocionante no Morumbi, o São Paulo ganhou do Corinthians por 2 a 1 durante a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse triunfo se soma a uma semana já especial para os torcedores do São Paulo, que ainda estavam comemorando a conquista do título da Copa do Brasil no último domingo.
Jonathan Calleri foi o herói do São Paulo, marcando os dois gols que garantiram a vitória do tricolor. Assim, o São Paulo vai para a décima posição na classificação do Brasileirão, com 34 pontos, enquanto o Corinthians permanece estacionado nos 30.
Apesar de ter escalado um time reserva devido a um jogo decisivo contra o Fortaleza pela Sul-Americana, o Corinthians surpreendeu o São Paulo logo no início do jogo, quando Romero marcou um gol com um chute de pé esquerdo aos 2 minutos. No entanto, o São Paulo cresceu no jogo e, aos 40 minutos, o chute de Rodrigo Nestor, após cobrança de escanteio, foi desviado por Calleri para o gol, empatando o placar. Apenas cinco minutos depois, Calleri virou o jogo com um gol bem executado, colocando o São Paulo na liderança.
Essa vitória marca o quinto gol de Calleri em confrontos contra o Corinthians, solidificando seu status de herói de uma partida clássica. O São Paulo terá uma semana para se preparar para a próxima partida do Campeonato Brasileiro contra o Vasco, enquanto o Corinthians enfrenta o Flamengo na Arena Neo Química no próximo sábado, após o compromisso sul-americano contra o Fortaleza.
Internacional – Atlético-MG – 0:2
O Inter, com um jogo crucial pela Copa Libertadores no meio da semana, optou por colocar em campo um time reserva para esse confronto. Apesar de ter criado algumas oportunidades promissoras no primeiro tempo, o time não conseguiu abrir o placar.
O segundo tempo foi do Atlético-MG. Hulk aproveitou um rebote aos 73 minutos, depois de uma cabeçada de Alan Franco, marcando com um incrível chute de meia-bicicleta. Igor Gomes selou a vitória aos 81 minutos, aproveitando um erro da defesa.
Esse triunfo leva o Atlético-MG ao oitavo lugar na classificação do Brasileirão, com 40 pontos. Essa é a terceira conquista consecutiva do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro, com uma impressionante marca de quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos. O Atlético-MG enfrentará o Coritiba no próximo domingo, enquanto o Internacional tem um clássico Gre-Nal no mesmo dia, no Beira-Rio, após o confronto com o Fluminense pela Copa Libertadores, que terminou empatado em 2 a 2 no jogo de ida.