Autor: Monojit Mandal
A National Basketball Association (NBA) recentemente puniu o agente livre Joshua Primo por quatro jogos sem remuneração, com início imediato. Após uma investigação abrangente, a liga determinou que Primo havia se envolvido em uma conduta prejudicial à NBA.
Descobriu-se que Primo teve um comportamento impróprio e insultante, inclusive se expondo para as moças, de acordo com o exame. Esse episódio teve sérias consequências para o jovem atleta, que estava no centro das atenções por todos os motivos errados.
Os problemas de Primo começaram em 31 de outubro, quando o San Antonio Spurs cancelou seu contrato devido a acusações feitas pela ex-psicóloga esportiva do time. Ela alegou que Primo havia se exposto repetidamente a ela, o que a levou a processar Primo e os Spurs. O processo acabou sendo resolvido fora do tribunal.
Em reação à decisão da liga, a NBA declarou que, embora Primo tenha alegado que seus atos foram inadvertidos, eles não podiam ignorar seu comportamento inaceitável. Embora não houvesse prova de comportamento inadequado futuro além dessas ocorrências, a liga considerou que os atos de Primo violavam suas regras, justificando uma ação disciplinar.
Com apenas 20 anos de idade, o futuro de Primo na NBA é indeterminado. Ele cumprirá seu banimento de quatro jogos se assinar com outra organização. Dadas as graves acusações contra ele, resta saber se alguma organização estará disposta a se arriscar com ele.
Primo falou sobre suas dificuldades de saúde mental depois de ser liberado pelos Spurs, indicando que estava fazendo terapia para lidar com traumas anteriores. Durante esse período, ele expressou o desejo de se concentrar em seu tratamento de saúde mental e de compartilhar suas experiências para ajudar outras pessoas que sofreram problemas semelhantes.
Primo jogou 54 jogos, sendo 16 como titular na NBA, e teve média de 5,9 pontos, 2,3 rebotes e 1,8 assistência. Ele foi selecionado pelos Spurs, com a 12ª escolha geral, no draft da NBA de 2021, saindo da Universidade do Alabama.
Deve-se notar que Primo foi acusado de agressão sexual por mulheres que trabalharam para os Spurs em outubro de 2022. Primo rejeitou com raiva as alegações, mas elas provavelmente prejudicaram suas chances profissionais.