Autor: Chandra Moulee Das
O lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG, foi convocado para integrar a seleção brasileira em outubro para os jogos decisivos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra Venezuela e Uruguai. Ele entra no lugar de Caio Henrique, do Mônaco, que infelizmente teve de se retirar.
Guilherme Arana fará um retorno significativo aos gramados após uma ausência de mais de um ano. Inicialmente previsto para competir na Copa do Mundo do Catar, ele sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo em setembro de 2022, que exigiu cirurgia. Atualmente, o campeão olímpico de 26 anos tem quatro partidas com a equipe nacional.
Por outro lado, Caio Henrique sofreu um revés devido a uma entorse no ligamento do joelho esquerdo, o que o obrigou a passar por uma cirurgia. Ele sofreu a lesão durante a recente derrota do Mônaco para o Nice por 1 a 0. Embora não haja um cronograma definido para o seu retorno, a previsão é de que seja uma questão de vários meses.
Em um comunicado divulgado nesta terça-feira, o Mônaco simplesmente confirmou que Caio sofreu “uma entorse no joelho esquerdo com lesão no ligamento cruzado anterior”.aio já havia sido convocado pelo técnico para as duas partidas anteriores e marcou sua estreia com a camisa do Brasil na vitória por 5 a 1 contra a Bolívia. Infelizmente, o ex-lateral do Fluminense sofreu uma lesão e teve de ser excluído. Pressionado pela defesa adversária pelo flanco esquerdo, Caio tentou afastar a bola de costas para o marcador. Foi quando ele abaixou a perna esquerda que a lesão foi sentida. Ele persistiu por mais alguns minutos no jogo, mas acabou sendo substituído aos 37 minutos do segundo tempo.
Na atual temporada, Caio lidera o Campeonato Francês em assistências, com quatro em seis jogos. No entanto, o Mônaco enfrentou sua primeira derrota em 2023/24, caindo para o quarto lugar com 11 pontos, com o Brest assumindo a liderança com 13 pontos.
Além de Caio, Renan Lodi, do Olympique de Marseille, também foi escolhido como o outro lateral-esquerdo da equipe de Fernando Diniz. Como atual líder das Eliminatórias após duas rodadas, o Brasil enfrentará a Venezuela em 12 de outubro. Em seguida, viajará para o Uruguai para o jogo do centenário em 17 de outubro.
Lista de jogadores que foram convocados
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo)
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Mônaco), Guilherme Arana (Atlético-MG), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
- Defensores: Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense)
- Meio-campistas: André (Fluminense), Casemiro (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Raphael Veiga (Palmeiras)
- Atacantes: Neymar (Al-Hilal), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona) e Matheus Cunha (Wolverhampton)