Autor: Monojit Mandal
Saras Jasikevicius, uma lendária figura do basquete lituano, deve fazer um retorno surpreendente aos Estados Unidos, juntando-se ao Sacramento Kings para o resto da pré-temporada da NBA de 2023. Esse desenvolvimento foi revelado exclusivamente na quinta-feira pelo site da mídia lituana 15min.
Jasikevicius, que atualmente é um agente livre, acabou de se despedir do FC Barcelona no final da temporada 2022-23. Sua demissão ocorreu após um triunfo notável na Liga Endesa da Espanha, quando sua equipe conquistou o título com uma confortável vitória por três jogos sobre o arquirrival Real Madrid nas finais da ACB. Durante seu mandato de três anos como técnico do FC Barcelona, Jasikevicius não só ganhou o campeonato da ACB em 2021 e 2023, mas também a Copa del Rey em 2021 e 2022. Apesar de seu sucesso local, ele não conseguiu vencer o cobiçado campeonato da Turkish Airlines EuroLeague.
Jasikevicius ganhou destaque como técnico principal de sua equipe local, o Zalgiris, de 2016 a 2020, após um período de dois anos como assistente técnico. Sua passagem pela equipe de Kaunas teve seu auge em 2018, quando o elenco chegou à Final Four da EuroLeague.
Agora, Jasikevicius está se preparando para voltar às quadras em Sacramento, onde participará do campo de treinamento do Kings durante o próximo mês. Em especial, ele terá a companhia do também lituano Domantas Sabonis, um jogador importante do Kings, e Deividas Dulkys, assistente técnico do Kings.
Antes de iniciar sua carreira de técnico, Jasikevicius teve uma boa carreira como jogador na NBA, participando de 148 jogos pelo Indiana Pacers e pelo Golden State Warriors. Apesar do enorme sucesso no basquete europeu, incluindo quatro campeonatos da EuroLeague em nível de clube e uma vitória no EuroBasket em nível internacional, sua carreira na NBA não teve grandes acontecimentos.
Jasikеvicius é amplamente reconhecido como um dos melhores jogadores de basquete da Europa de todos os tempos, com um currículo incrível. Ele ganhou o título da Euroliga quatro vezes, três vezes com diferentes equipes: Barcеlona, Maccabi Tеl Aviv e Panathinaikos. Além disso, ele recebeu o prêmio de MVP das finais da Euroliga em duas ocasiões. Durante sua carreira doméstica, ele venceu o campeonato lituano cinco vezes e a Copa da Eslovênia uma vez. Saras Jasikеvicius continua a fazer uma impressão inesquecível no esporte, tanto como jogador quanto como técnico, já que os fãs de basquete aguardam ansiosamente sua permanência no Kings.