Autor: Monojit Mandal
Em uma enxurrada de rumores e especulações sobre a negociação da NBA, Damian Lillard foi vendido para o Milwaukее Bucks, causando uma reviravolta sísmica na liga. A notícia surgiu na mídia social de Adrian Wojnarowski, provocando um frenesi de atividade entre os dirigentes da NBA. O objetivo dessas discussões e das sessões do Zoom, no entanto, não era apenas discutir a ideia instigante de Lillard se juntar a Giannis Antеtokounmpo. Em vez disso, ele se concentrou em uma possibilidade de uma terceira transação envolvendo o Portland Trail Blazers e o Phoenix Suns: a disponibilidade do armador All-Star Jruе Holiday, 33.
Embora a futura combinação de superestrelas de Milwaukee prometa criar a base de um clube que concorre ao título, Jrue Holiday pode emergir como a verdadeira pedra angular na busca pelo título desta temporada. Essa sequência de eventos não tem precedentes na NBA, com um grande negócio levando à probabilidade de outra mudança na liga.
O Portland passou três meses negociando um contrato para Damian Lillard. Negociar Jrue Holiday, por outro lado, pode ser consideravelmente mais fácil se os Trail Blazers adotarem uma abordagem voltada para a juventude, centrada na acumulação de ativos subvalorizados. Isso não quer dizer que Holiday supere Lillard em termos de talento; afinal, Lillard é um dos melhores jogadores ofensivos de sua geração. Em vez disso, é o conjunto de habilidades procuradas por Holiday que o distingue – um excelente defensor que vem de uma de suas temporadas ofensivas mais brilhantes em 14 anos de carreira. Sua experiência em campeonatos e adaptabilidade para assumir várias posições fazem dele um recurso valioso, especialmente para equipes repletas de estrelas.
Os clubes que inicialmente estavam interessados em Lillard agora podem reabrir as negociações com o Blazers e talvez buscar Jrue Holiday. Essa lista inclui o Miami Heat, que tem sido muito silencioso na frente do Portland, mas poderia se beneficiar imensamente da versatilidade de Holiday, especialmente depois de perder os guardas Gabe Vincent e Max Strus no verão. O Heat tem ativos suficientes para reavivar as negociações com o Blazers, incluindo jovens jogadores intrigantes como Nikola Jovic e Jaime Jaquez Jr., além de um estoque de futuras seleções de primeira rodada.
O Boston Celtics também é um possível pretendente a Jrue Holiday. Eles estão procurando um acordo com Malcolm Brogdon desde junho e têm uma grande quantidade de escolhas de primeira rodada. A adição de Holiday pode ajudar a preencher o vácuo criado pela saída do veterano defensor Marcus Smart.