Autor: Vishwajit Sawant
Em uma noite marcada por um jogo cauteloso, Corinthians e Fortaleza empataram em 1 a 1 no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira, na Arena Neo Química. Os dois gols da partida, marcados por Zé Welison, para o Fortaleza, e Yuri Alberto, para o Corinthians, foram marcados em um primeiro tempo animado. No entanto, ambas as equipes optaram por uma abordagem mais conservadora no segundo tempo, deixando a decisão final da vaga na semifinal para o jogo de volta marcado para a próxima terça-feira na Arena Castelão, em Fortaleza.
O próximo confronto promete ser de alto nível, pois o vencedor garantirá uma vaga histórica na final da Copa Sul-Americana. Em caso de novo empate, o destino da semifinal será determinado por uma disputa de pênaltis.
O Fortaleza dominou os primeiros 30 minutos da partida, apesar de não ter maior posse de bola. Seus ataques, principalmente pelo lado de Fagner, ameaçaram bastante o Corinthians, culminando em um gol polêmico aos 22 minutos. O escanteio cobrado por Marinho encontrou a cabeça de Zé Welison e, embora o goleiro corintiano Cássio tenha feito a defesa, o árbitro inicialmente marcou falta, mas a intervenção do VAR anulou a decisão, confirmando o gol.
O Fortaleza também tinha suas queixas, pois sentiu que dois recursos de pênalti foram negados, um envolvendo Gil e Bruno Pacheco e outro envolvendo Fábio Santos e Marinho. No entanto, o time optou por ajustar sua tática e permitiu que o Corinthians tivesse mais posse de bola, com Renato Augusto orquestrando as jogadas para o time da casa.
O gol de empate do Corinthians foi marcado aos 40 minutos do segundo tempo, quando Fagner fez um belo passe por cima de Zé Welison na defesa, colocando Renato Augusto. No meio de campo, Renato Augusto deu um passe preciso para Yuri Alberto, que avançou e deu um chute forte para empatar a partida.
No segundo tempo, o Corinthians controlou a posse de bola, enquanto o Fortaleza continuou ameaçando nas bolas paradas e nas jogadas laterais. Apesar da contusão de Marinho, a velocidade do Fortaleza continuou sendo um fator importante, e o Corinthians introduziu Mosquito para dar mais mobilidade. O Fortaleza poderia ter conquistado a vitória, mas aos 92 minutos o chute de Pikachu no canto inferior foi defendido por Cássio.
Enquanto as equipes se preparam para o decisivo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana na Arena Castelão na próxima terça-feira, o foco agora se volta para as disputas do Brasileirão. O Corinthians visitará o São Paulo no sábado, no Estádio do Morumbi, enquanto o Fortaleza receberá o Grêmio na Arena Castelão no mesmo dia. O cenário está montado para uma intensa batalha tanto no campeonato nacional quanto na Copa Sul-Americana, com o sonho de chegar à final em jogo.