Autor: Serg Atrakhov, Vishwajit Sawant
América MG – Vasco – 0:1
Em uma reviravolta dramática, o Vasco da Gama conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, tirando o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após quatro longos meses. A partida, originalmente marcada para a 15ª rodada do torneio, foi realizada no Independência, em Belo Horizonte.
Aos 32 minutos do segundo tempo, Juninho acertou a trave. A bola sobrou para Martinez, que chutou, mas Jardim defendeu. Dois minutos depois, o goleiro do Vasco brilhou mais uma vez, defendendo o chute de Varanda. Nos acréscimos do primeiro tempo, Iago Maidana recebeu um cartão vermelho, deixando o América em minoria.
No entanto, durante a maior parte do segundo tempo, a vantagem numérica dos visitantes não foi muito perceptível. Perto do fim do jogo, Pablo Vegetti perdeu duas oportunidades de abrir o placar, acertando a trave com uma cabeçada aos 89 minutos.
Aos 91 minutos, Paulinho fez um lançamento de bola parada na área para Jair – 0 x 1. O Joseva poderia ter empatado aos 94 minutos, mas a cabeçada de Pedrinho após um cruzamento da lateral não se tornou um problema para o goleiro.
Com essa conquista, o Vasco agora tem três vitórias consecutivas e um total de 26 pontos, catapultando-o para a 15ª posição na classificação do campeonato e garantindo sua fuga da temida zona de rebaixamento. Essa notável reviravolta acontece depois que o Vasco ficou na parte de baixo da tabela desde a sétima rodada.
Por outro lado, a situação do América-MG continua precária, já que ele se encontra na penúltima posição da tabela de classificação, com apenas 17 pontos.
O América-MG volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada da Série A. Já o Vasco vai até São Paulo, onde enfrenta o Santos na Vila Belmiro, também pela 26ª rodada do Brasileirão.