Autor: Vishwajit Sawant
O Corinthians mostrou seu vigor renovado ao vencer o líder do Brasileirão, o Botafogo, em um emocionante jogo de 1 a 0 na Arena Neo Química na sexta-feira. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Gil, que demonstrou grande habilidade na finalização.
O Corinthians vestiu seu terceiro uniforme recém-revelado, um conjunto amarelo vibrante em homenagem ao movimento “Democracia Corinthiana” da década de 1980. O uniforme marcante, adornado com uma listra preta na parte interna das mangas, lembra o legado do icônico Sócrates.
A intensidade do jogo mudou drasticamente aos 21 minutos do primeiro tempo, quando o capitão do Botafogo, Marçal, recebeu o cartão vermelho por uma entrada alta no jovem Pedro. Essa expulsão fez com que o jogo ficasse mais favorável ao Corinthians, permitindo que o time assumisse o controle da partida.
O técnico Bruno Lage, do Botafogo, respondeu à desvantagem numérica com uma reformulação tática, colocando Tchê Tchê na lateral esquerda em um esquema 4-4-1, com Tiquinho Soares liderando o ataque.
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians, aproveitou a vantagem, instruindo sua equipe a pressionar e colocar o Botafogo na defesa. Essa estratégia deu resultado aos 59 minutos do segundo tempo, quando Ángel Romero iniciou uma bela jogada e deu assistência para Matheus Bidu, que cruzou com precisão para Gil. O experiente zagueiro marcou o gol decisivo com convicção, deixando o goleiro do Botafogo, Lucas Perri, sem chance.
A finalização certeira de Gil demonstrou sua habilidade como zagueiro-raiz e evidenciou a capacidade do zagueiro de encontrar o gol, mesmo quando os goleiros têm um tempo de reação mínimo.
Aos 89 minutos do segundo tempo, o Cuesta poderia ter empatado o placar, mas Cassio defendeu a bola.
A vitória catapultou o Corinthians para a décima posição na tabela de classificação, criando uma distância de seis pontos da zona de rebaixamento e frustrando as aspirações do Botafogo de ampliar sua vantagem sobre o segundo colocado, o Palmeiras. O Botafogo, por outro lado, sofreu sua terceira derrota consecutiva no Brasileirão, sinalizando um período desafiador para a equipe na liderança.