Autor: Barkha Roy
Tudo continua igual no circuito de Suzuka, com Max Verstappen na liderança. O bicampeão repetiu seu desempenho das duas primeiras sessões do Grande Prêmio do Japão e começou o sábado liderando a terceira sessão de treinos livres, marcando 1m30s267 em sua melhor volta com pneus macios. Com uma vantagem de 0,2 segundo, ele ficou à frente de Lando Norris e Oscar Piastri, que também se revezaram para marcar os melhores tempos da sessão.
A sessão começou com voltas da Ferrari e da McLaren, e Verstappen liderou durante a maior parte do tempo. No entanto, a equipe britânica ganhou força nos 17 minutos finais da sessão, abrindo uma diferença de 0,4 segundo sobre o bicampeão. Mas a vantagem da Red Bull Racing e a boa forma do holandês prevaleceram no final, e oito minutos antes da bandeira quadriculada, ele recuperou a primeira posição.
Just one incredible pole lap 🤩
Ride onboard with @MaxVerstappen33 for the lap that made it nine pole positions for the Dutchman in 2023! 👊#JapaneseGP #F1 @Pirellisport pic.twitter.com/ebhz2DbDss
— Formula 1 (@F1) September 23, 2023
Sainz e Leclerc deram o pontapé inicial em Suzuka, com o piloto de Mônaco liderando seu companheiro de equipe. Pouco depois, foi a vez da McLaren, com Norris superando o tempo inicial de Piastri em 0,7 segundo. O piloto britânico manteve sua posição mesmo depois que a Mercedes tentou desafiá-lo, com Lewis Hamilton e George Russell brevemente entre os três primeiros nos estágios iniciais da sessão.
Verstappen conseguiu superar os tempos já estabelecidos, com 0,2 segundo de vantagem sobre Norris e 0,8 segundo sobre Sergio Pérez, seu companheiro de equipe. Em seguida, Leclerc melhorou seu tempo e passou para o terceiro lugar, posições mantidas até a metade da sessão.
Same, same, but different 👀
Logan Sargeant and Robert Kubica crashed in the exact same spot for Williams, both in Q1#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/kl6o2SCh20
— Formula 1 (@F1) September 23, 2023
Foi somente quando faltavam 17 minutos para a bandeira quadriculada que a volta de Piastri foi superada, por 0,4 segundos, pelo rival da Red Bull Racing. Depois disso, Norris mais uma vez ficou à frente de seu companheiro de equipe por apenas 0,048 segundo, e Guanyu Zhou e Fernando Alonso também fizeram voltas que lhes garantiram lugares entre os 5 primeiros, respectivamente.
Faltando oito minutos para o fim da sessão, Verstappen fez uma nova volta com pneus macios novos e passou à frente dos dois rivais. Pouco depois, Leclerc e Sainz voltaram ao top 5, com o piloto de Mônaco à frente de seu companheiro de equipe. No entanto, a dupla seria superada por Sergio Pérez, que passou a maior parte da sessão perto do final da tabela.