Autor: Amrit Santlani
A temporada 2023-23 da Liga dos Campeões da UEFA teve início na noite de terça-feira e a primeira rodada de jogos já foi bastante dramática. No grupo F, também conhecido como o “grupo da morte” desta temporada, o Paris Saint-Germain assumiu a liderança depois de vencer o Borussia Dortmund por 2 a 0 em casa. Enquanto isso, o Milan empatou em 0 a 0 com o Newcastle United. Já no Grupo E, o Feyenoord assumiu a liderança depois de vencer o Celtic por 2 a 0, enquanto a Lazio conquistou um ponto no final da partida e dividiu a liderança com o Atlético de Madrid.
PSG – Borussia Dortmund – 2:0
Os gols de Kylian Mbappe e Achraf Hakimi no segundo tempo deram ao PSG uma importante vitória no Parc des Princes. O visitante começou o jogo de forma promissora: Donyell Malen teve uma visão inicial do gol, mas seu chute foi defendido.
Vitinha foi extremamente azarado ao acertar o lado de fora da trave, a bola voltou a sair e o Dortmund sobreviveu. A conversa animada de Luis Enrique no intervalo elevou o ânimo da equipe. O Dortmund teve sorte por Niklas Sule não ter sido condenado por uma suspeita de toque de mão, mas no segundo tempo o alemão foi culpado por dar um toque de mão e Mbappe converteu de 12 metros.
Hakimi, então, teve sucesso contra o seu ex-clube, garantindo os três pontos com um gol marroquino à queima-roupa, depois de uma bela jogada em equipe com Vitinha. Aos 79 minutos, Bynow-Gittens teve a chance de reduzir o déficit, mas acertou a trave, e o gol de Ramouche nos acréscimos foi anulado por impedimento.
O zagueiro brasileiro Marquinhos manteve as coisas firmes para o PSG na defesa, pois completou o jogo inteiro em uma noite impressionante.
Milan – Newcastle – 0:0
Depois de perder por 1 a 5 no clássico de Milão na Série A, a equipe de Pioli esperava se reabilitar aos olhos da torcida em San Siro.
O Newcastle, que não jogava na Liga dos Campeões desde 2007, estava sob enorme pressão – Nick Pope fez sete defesas só no primeiro tempo.
O AC Milan lamentou as chances perdidas, pois Tommaso Pobega obrigou Pope a fazer uma grande defesa em seu chute de longa distância, e o goleiro também estava à disposição para negar o chute de Olivier Giroud na trave.
Rafael Leão perdeu duas grandes chances, uma em cada tempo, e o português cabeceou por cima do travessão. Mas depois de atacar o jogo inteiro e dar 25 chutes, o Milan poderia ter sofrido o gol no último minuto de acréscimo. Sean Longstaff deu o único chute a gol dos visitantes aos 95 minutos, mas Sportiello desviou a bola para escanteio.
O meio-campista brasileiro Bruno Guimarães teve dificuldades para impor sua autoridade, já que o Milan venceu a batalha no meio-campo, mas completou os noventa minutos.
Lazio – Atlético – 1:1
A Lazio recebeu o Atlético no Estádio Olímpico e a partida foi emocionante, com um final de conto de fadas para os anfitriões. Os comandados de Diego Simeone tomaram a iniciativa logo no início e foram recompensados por seus esforços quando Pablo Barrios abriu o placar a 25 metros de distância, com seu chute desviado por Daichi Kamada, deixando o goleiro Provedel em terreno baldio.
Os dois times se esforçaram para aumentar o placar e o Atlético parecia destinado aos três pontos, mas o goleiro Ivan Provedel provou ser o herói improvável.
O Atlético Madrid não conseguiu limpar suas linhas em um escanteio da Lazio, e a bola caiu nos pés de Luis Alberto. O atacante cruzou e o goleiro cabeceou para Jan Oblak, que estava atônito, empatar o jogo.
O lateral brasileiro Felipe Anderson não conseguiu causar impacto no jogo e foi substituído após a marca de uma hora. O jovem lateral Samuel Lino impressionou mais uma vez em sua primeira partida como titular e foi substituído aos 79 minutos.
Feyenoord – Celtic – 2:0
Na outra partida do Grupo E, o Feyenoord venceu o Celtic. Calvin Stangs marcou um gol aos 45 minutos do segundo tempo. Aos 65 minutos, Lagerbelke recebeu o segundo amarelo, deixando o Celtic com menos jogadores, mas o brasileiro Paixão não conseguiu marcar um pênalti, acertando o goleiro (que foi imediatamente substituído). Aos 68 minutos, Holm recebeu um vermelho direto, deixando o Celtil com nove homens. No tempo restante, o Feyenoord marcou três vezes, sendo que apenas o gol de Jahanbakhsh foi defendido. Os outros dois chutes foram de fora da área.