Passagem frustrada pela Europa, contratação mais cara da história do Palmeiras, jejum sem gols… Aos poucos, Vitor Roque adquire consistência e vai deixando para trás as decepções. Neste fim de semana, o centroavante foi o grande nome da goleada do Palmeiras diante do Internacional.
O centroavante foi responsável por três dos quatro gols do Verdão – esse foi o primeiro hat-trick da carreira do jogador e simboliza a recuperação do Tigrinho.
Desde que chegou ao Palmeiras, Roque passou por períodos de jejum. Foram precisos 13 jogos para marcar o primeiro gol com a camisa do Alviverde. Após marcar em três jogos consecutivos, foram mais 11 duelos sem balançar as redes.
Depois de empate com o Mirassol, na volta do Campeonato Brasileiro no retorno pós Mundial de Clubes, o Palmeiras foi alvo de vaias da torcida e de críticas. O técnico Abel Ferreira, na época, citou que Roque parecia jogar com “50 quilos nas costas”.
“Às vezes, a sensação que fico, é que parece que joga com 50 quilos nas costas. E melhor que nós podemos fazer é ajudá-lo da melhor forma, pode ser jogando ou ficar sem jogar um período. É a nossa função e por isso fomos resgatá-lo. Ou será que o Barcelona tem olheiros cegos? Não sabem a qualidade que ele tem?”, declarou Abel.
Fato é que o gol diante do Fluminense, duas rodadas mais tarde, pavimentaria um caminho com menos percalços. De lá para cá, foram 12 jogos e os números demonstram essa ascensão.
Nesse recorte, Vitor marcou sete gols e anotou quatro assistências, enquanto que nos primeiros 26 duelos pelo Palmeiras foram somente três bolas na rede.
Supera passagem pelo Velho Continente
O caminho atribulado de Vitor Roque não teve início no Verdão, mas sim no futebol europeu. Adquirido pelo Barcelona em 2023, o centroavante teve poucas chances com Xavi Hernández e acabou cedido ao Real Betis.
Apesar de demonstrar melhora, o atacante ainda se apresentou abaixo do seu potencial. Entre os dois clubes, foram dois gols pelo Barça e sete pelo Betis, um total de nove gols. Portanto, em alguns meses de Palmeiras, Roque já superou sua “turnê europeia”.
Com apenas 20 anos de idade, o Tigrinho ainda tem muito espaço para evolução e crescimento. Mas o centroavante voltou a rugir e assustar as defesas adversárias.
Vitor Roque
Total
Atacante – 20 anos
Palmeiras
38
Jogos
2506
Minutos
10
Gols
4
Assistências
3
0
0
2x
ver mais >