Os 41 anos chegam ainda este mês e a aposentadoria está próxima, mas Thiago Silva segue marcando época. Destaque do Fluminense com gol da classificação para as semifinais da Copa do Brasil na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, o Monstro quebrou marcas na noite de quarta-feira.
Ídolo tricolor, Thiago Silva tornou-se no mais velho a marcar pelo Fluminense na Copa do Brasil. Superou outro nome importante no clube: Magno Alves, que em 2016 havia marcado aos 40 anos e seis meses.
Thiago Silva entrou também no Top-10 dos veteranos goleadores na Copa do Brasil, em uma lista que tem Ciel em primeiro lugar por gol marcado este ano no torneio, com 42 anos. É, no entanto, apenas o segundo a marcar em fase tão avançada, ao lado de Zé Roberto, do Palmeiras.
Há outra peculiaridade no feito de Thiago Silva: o veterano se tornou no mais velho zagueiro a marcar gol na Copa do Brasil. Curiosamente a lista tem outros nomes que costumam atuar longe do gol, como o próprio Zé Roberto e o goleiro Rogério Ceni.
Opção para Copa do Mundo de 2026?
Capitão do Fluminense, Thiago Silva também já exerceu a função na seleção brasileira. Disputou quatro Copas do Mundo, três delas como titular. A idade o deixa mais distante de um retorno à equipe de Carlo Ancelotti, com quem já trabalhou, mas há quem defenda sua convocação por conta da boa fase. Entre eles, Renato Gaúcho, treinador do Tricolor.
“Não gosto de falar de ninguém individualmente, mas me dá prazer ver o Thiago Silva jogar. Foi um monstro de novo, é um líder. Não é problema meu, mas quando falo que ele ainda merece disputar uma Copa do Mundo, não falo à toa. Hoje, ele deu mais uma aula de futebol”, discursou o técnico após vitória sobre o Bahia.
Questionado sobre a possibilidade, Thiago Silva disse manter as portas abertas para a seleção. Mas aproveitou para elogiar a qualidade da nova geração, ciente de que a aposentadoria está próxima e que representar o Brasil novamente é improvável.
“Eu acompanho, torço, xingo na TV. Nunca fechei as portas e nunca fecharei. Se o professor Ancelotti, que me conhece bem, quiser contar comigo, pode ter certeza que estarei à disposição. Caso não, já fiz o meu papel e tentei entregar o máximo possível”, comentou.
“Em relação aos zagueiros que estão sendo convocados acho que é uma safra muito boa. Qualidade técnica acima da média, mesmo entre outros que não foram convocados. A gente fica feliz. Há um tempo a gente falava que muitos zagueiros não tinham qualidade para jogar e hoje estamos muito bem servido”, defendeu.
Sobre a Copa do Brasil, Thiago Silva deixou claro seu foco: quer ganhar títulos. O Fluminense tem o torneio e a Sul-Americana como prioridades nesse segundo semestre.
“Com certeza vão ser as últimas oportunidades de conquistar um título antes de encerrar a minha carreira. Dia 22 eu faço 41 anos, tá mais pro final do que pro início. Mas eu me sinto satisfeito, me sinto bem fisicamente”, resumiu.
Subscrever a nossa newsletter