Destaque na classificação do Vélez sobre o Fortaleza pela Libertadores, após a vitória por 2 a 0, Maher Carrizo superou diversos obstáculos até se destacar na equipe de Buenos Aires. A sua maior força foi a mãe, que esteve com ele em todos os momentos e hoje vê o filho brilhar com uma das camisas mais tradicionais do futebol argentino.
Após início extremamente conturbado ao trocar o interior pela metrópole na Argentina, com direito a lesões, assaltos e condições precárias de sobrevivência, Carrizo realizou, ao fim de 2024, o seu maior sonho: comprar uma casa para a mãe. Ontem (19), brilhante, o jogador de 19 anos pode seguir o caminho de Franco Mastantuono e defender outro grande clube do futebol europeu – no caso de Carrizo, o Manchester City.
Maher e Cristina, seu alicerce
Quem vê Maher Carrizo desfilando com a camisa 28 do Vélez Sarsfield talvez não saiba toda a sua história de superação. Nascido no dia 19 de fevereiro de 2006, na pequena cidade de Santiago del Estero, o jovem atacante teve de superar algumas barreiras antes de brilhar com uma das camisas mais pesadas do futebol argentino.
Maher sempre teve uma grande relação com sua mãe, Cristina. “Tudo isso graças a ela. Ela é uma guerreira”, disse o jogador à ESPN Argentina, após a conquista do título argentino no ano passado. O apoio incondicional da progenitora foi crucial para que 6874 dias depois de seu nascimento, em 15 de dezembro de 2024, Carrizo subisse ao pódio como campeão da Liga Argentina pelo Vélez.
O jovem atacante deixou a Escuelita de Fútbol de La Banda, do Sarmiento de La Banda, e chegou a Buenos Aires para defender o Vélez na categoria sub-17. Mas o começo foi atormentado: o jogador passou por tentativas de furto, teve o na época recém-comprado carro queimado e chegou a passar algum tempo dormindo em um colchão no chão, pela família estar perdendo a casa em meio às dificuldades financeiras. Lucas Gutiérrez, então companheiro de clube, deu um teto para ele, seu irmão e sua mãe, algo que o manteria dentro das quatro linhas e geraria uma gratidão eterna.
Passado o terror em 2023, Carrizo estava pronto para subir à equipe profissional do Vélez, mas uma lesão que o tirou dos gramados por pouco menos de dois meses mudou os rumos. Maher, então, foi defender a equipe B do Vélez, onde se destacou com dez gols em 18 partidas e chamou a atenção de Gustavo Quinteros, ex-Grêmio e treinador da equipe profissional de El Fortín naquele tempo.
Foi então que Carrizo começou a ser relacionado pelos profissionais do Vélez, com sua estreia em agosto. Dali em diante, Maher passou a ser presença constante na equipe de cima, com a titularidade na reta final da temporada. Ele balançou as redes uma vez em 15 jogos e ajudou seus companheiros a conquistarem a Liga Argentina.
Ao erguer a taça depois da vitória sobre o Huracán por 2 a 0, inclusive sendo titular na decisão, o jogador não poderia deixar de agradecer àquela que sempre esteve contigo: Cristina Carrizo. Então, diante das câmeras de televisão, Maher anunciou que tinha realizado o seu maior sonho, o de comprar uma casa para sua mãe;
“Não consigo parar de chorar. Estamos vivendo todo este presente com meu filho ao máximo. Estamos todos felizes, a família extremamente orgulhosa dele. Lutamos tanto, com tantos sacrifícios da parte dele. Apesar de tantos obstáculos, ele conseguiu superar toda a situação, os momentos difíceis, e seguir em frente. É duas vezes mais difícil para nós, pois os dois primeiros anos foram de adaptação, mas hoje eu só digo a ele para ser feliz e aproveitar tudo isso”, disse Cristina, também à ESPN.
Um grande talento, com futuro incerto
O presente sorri para Maher Carrizo. Depois do título em 2024, o ponta direita confirmou seu lugar como titular na equipe do Vélez, agora sob o comando de Guillermo Schelotto, e acumula destaque: são oito gols marcados e uma assistência em 25 jogos para o ponta direita.
O brilho também é refletido pela seleção argentina. Ofuscando a grande promessa do River Plate, Franco Mastantuono, hoje jogador do Real Madrid, Carrizo foi um dos grandes destaques da equipe de Diego Placente no Sul-Americano Sub-20 e, mesmo com a segunda colocação no torneio, foi eleito o melhor jogador. Foram quatro tentos anotados e três passes para gol em nove partidas.
Até então desconhecido pela maioria dos espectadores do futebol brasileiro, Carrizo deu seu cartão de visitas na última terça-feira (19). O camisa 28 do Vélez abriu a contagem da vitória de 2 a 0 sobre o Fortaleza nas oitavas da Libertadores, que classificou o clube de Buenos Aires para as quartas e eliminou o Laion.
Apesar de contente com o despontar da joia, o Vélez começa a se preocupar com o futuro. Com contrato até dezembro de 2026, Maher passou na mira do River Plate ao fim do Mundial de Clubes de 2025, esteve fortemente ligado ao Cruzeiro e, mais recentemente, foi especulado no Manchester City, nessa que parece a transferência mais provável neste momento.
A grande promessa do futebol argentino se destaca atuando pela ponta direita. Com sua grande velocidade e seus certeiros dribles, Carrizo é a peça diferencial no esquema de Schelotto para encontrar espaços na defesa adversária, seja seguindo pela beirada ou arrancando pelo meio, e ajudar o Vélez a seguir com o sonho improvável de conquistar a Libertadores pela segunda vez. Mais importante do que isso, Maher Carrizo já é um vencedor na vida…
Subscrever a nossa newsletter