A Copa do Mundo está próxima. Com sede nos Estados Unidos, México e Canadá, o Mundial de 2026 vai, aos poucos, reunindo os classificados. Até agora, 13 nações estão confirmadas na América do Norte no meio do ano que vem e outras 35 vagas seguem em disputa.
As Eliminatórias da América do Sul são uma das mais avançadas em todo o planeta, com apenas duas partidas restantes. Atualmente, três seleções estão confirmadas, enquanto outras três vagas diretas e uma para a repescagem seguem em disputa. Até agora, Argentina, Equador e Brasil carimbaram o passaporte para o torneio do próximo ano.
O que está em disputa?
Pela primeira vez na vida, as Eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul terão seis vagas diretas e uma para repescagem. Anteriormente, quatro países sul-americanos iam direto para o Mundial e um tentava a sorte contra seleções da Oceania mirando a vaga.
Com o aumento do número de participantes na Copa (de 32 para 48), a América do Sul ganhou mais duas vagas diretas para o Mundial. Porém, por outro lado, o número de participantes em busca da vaga seguiu a mesma: ainda são dez países na disputa.
Argentina, Equador e Brasil estão confirmados na América do Norte em 2026, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela e Bolívia seguem vivos na briga pela vaga e Peru e Chile já não têm mais chances. Caso as Eliminatórias acabassem hoje, Uruguai, Paraguai e Colômbia avançariam direto para o Mundial e a Venezuela jogaria a repescagem.
O Uruguai é quem tem a situação mais tranquila em busca na vaga na Copa. Com 24 pontos, na quarta colocação, a Celeste enfrenta Peru e Chile nos dois jogos restantes, nessa ordem, sendo que ambos já não têm chances de classificação. O primeiro confronto é em casa e o segundo é em território adversário. A vaga direta só não viria em caso de duas derrotas e dois triunfos da Venezuela.
Quem também vive situação confortável é o Paraguai. Com a mesma pontuação e uma posição abaixo do Uruguai, os paraguaios enfrentam o classificado Equador, que será, no máximo, o segundo colocado, em seus domínios e o Peru longe de seus torcedores.
Com dois pontos a menos vem a Colômbia, na sexta colocação. Os vice-campeões da Copa América de 2024 não repetiram o excelente desempenho nas Eliminatórias, mas também estão em posição confortável. Com 22 somados e a quatro da Venezuela, os colombianos precisam de uma vitória para garantir a vaga direta, seja ela contra Bolívia e Venezuela.
Ambos os adversários da Colômbia disputam a vaga na repescagem da Copa. Com 18 pontos, a Venezuela atualmente ocupa a sétima posição, enquanto a Bolívia vem em oitavo. Os venezuelanos enfrentam Argentina fora e Colômbia em casa, enquanto os bolivianos jogam contra Colômbia fora e Brasil em casa.
Subscrever a nossa newsletter