Ainda desconhecido do grande público, o goleiro brasileiro Kauã Santos deverá se tornar o titular do Eintracht Frankfurt a partir da atual temporada. Conhecido como “Novo Dida”, ele ganha espaço após a saída de Kevin Trapp, ídolo do clube.
Kauã Santos tem 22 anos e no último ano disputou apenas sua segunda temporada no futebol europeu. Ele foi comprado pelo Eintracht Frankfurt junto ao Flamengo por apenas R$ 10 milhões, em 2023, e é a grande aposta do clube para substituir o ídolo Trapp, negociado com o Paris FC.
O Eintracht Frankfurt está classificado para a atual edição da UEFA Champions League e aí mora a ansiedade de Kauã Santos. Aos 22 anos, ele se junta a Alisson e Ederson como goleiros brasileiros que disputam a maior competição da Europa.
“Estou muito ansioso para tudo isso. Espero estar pronto e preparado para quando começarmos o campeonato. Estou muito ansioso para chegar lá, escutar o hino e desfrutar desse momento que é o sonho de todos. A gente para e pensa como vai ser, contra quem, como, quando… isso é uma coisa que passa diariamente na cabeça porque é um sonho. A gente fez história classificando pela primeira vez pelos pontos corridos, momento muito importante para nós”, falou Kauã Santos em entrevista recente ao ge.
O jovem goleiro tem pela frente a difícil missão de substituir Kevin Trapp, que nesta terça-feira, 19, se despediu oficialmente do Eintracht Frankfurt, encerrando uma passagem de 10 anos e rumando ao Paris FC, da França. O ex-capitão foi essencial na conquista da Liga Europa da temporada 2021/22 e seguiu em alto nível na ótima campanha na Bundesliga da última temporada.
No seu discurso de despedida do Eintracht Frankfurt, Kevin Trapp fez questão de ressaltar que o goleiro brasileiro Kauã Santos é o melhor para o clube alemão no momento, sendo o presente e futuro da posição.
“Não é fácil para mim sair – e, ao mesmo tempo, sim. Porque o Frankfurt está em ótimas mãos com Kauã Santos e toda a equipe de goleiros. Ele é um cara ótimo, um goleiro excepcional. Não preciso me sentir culpado por isso; muito pelo contrário. Com ele, o Eintracht está na melhor posição possível. Novos tempos estão surgindo para todos nós. Tenho certeza: grandes tempos”, disse Trapp em comovente fala de despedida.
Trapp, inclusive, foi importante para a adaptação de Kauã Santos na Alemanha. O goleiro alemão é casado com a modelo brasileira Isabel Goulart e fala português fluentemente.
“Quando cheguei foi difícil o idioma. Não falava inglês, só português. O frio também atrapalhou bastante no início, eu não sentia os dedos das mãos. Não estava acostumado. O Tuta (brasileiro) foi e é muito importante para o meu desenvolvimento. Estava sempre traduzindo para mim as coisas. Minha relação com o Kevin (Trapp) também é muito boa. Ele fala muito bem português. A gente troca muita experiência nos treinamentos”, contou Kauã.
“Novo Dida”
Kauã Santos tem um enorme desafio pela frente ao assumir a titularidade de uma equipe de topo da tabela da Alemanha e que agora está na disputa da Liga dos Campeões. Tudo isso aos 22 anos.
O peso do sucesso está nas costas de Kauã Santos, que ainda tem no caminho uma comparação nada fácil. As boas atuações na Alemanha o renderam o apelido de “Novo Dida” da imprensa europeia, em comparação ao goleiro brasileiro que fez sucesso no Milan.
A comparação não foi por acaso. Em seus 14 jogos pelo Eintracht Frankfurt, Kauã Santos mostrou muita segurança, chegou a ser eleito o melhor em campo e concorrer ao prêmio de Melhor Jovem da Bundesliga.
“Eu me sinto muito honrado por ser comparado com o Dida, referência para nós. Temos características um pouco parecidas. (As boas atuações) não me surpreenderam, porque eu sou um cara muito confiante. Eu vejo muita qualidade e acredito muito no meu trabalho. Foi uma coisa que eu sabia que ia acontecer em algum momento. Não foi uma surpresa. Me sentia muito bem preparado”, falou o goleiro brasileiro.
Kauã Santos teve seu contrato renovado recentemente pelo Eintracht Frankfurt, assinando até junho de 2030. O goleiro já foi sondado pelo Manchester United e atraiu olhares do ídolo Taffarel, preparador de goleiros da seleção brasileira, de quem recebeu telefonema.
O jovem goleiro já estipulou as metas para a sua carreira a curto prazo: “Jogar a Champions League, ser convocado pela seleção e jogar a Copa do Mundo”.
Subscrever a nossa newsletter