Neste final de semana, a 13ª e penúltima rodada da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro foi disputada, sacramentando classificações, eliminações e quase que inteiramente definindo os rumos da competição para a segunda fase. Clubes tradicionais do futebol brasileiro surgem como destaque na busca por um lugar ao sol.
Das 32 vagas em jogo para o mata-mata da Série D, 23 já foram conquistadas, restando apenas nove em aberto para a última rodada. No entanto, ainda estão em jogo as melhores posições no grupo, o que pode render um confronto teoricamente mais fácil, além da vantagem de fazer a segunda partida da classificatória em casa.
Das 64 equipes que estão na Série D, quatro já estiveram na primeira divisão do futebol brasileiro em algum momento da sua história: Joinville, América de Natal, Santa Cruz e Portuguesa. Todos esses já se classificaram para a próxima fase da competição.
A melhor campanha geral da Série D, no entanto, pertence à Inter de Limeira, que soma 30 pontos, com 9 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. O time paulista manda no Grupo 7, com uma vantagem de 11 pontos para o segundo colocado. Na próxima fase enfrenta Joinville ou Marcílio Dias.
Classificado no Grupo 8, o Joinville entra em campo na última rodada para manter a sua terceira posição, já que pode cair para o quarto lugar. A sua chave ainda tem Barra e São José brigando pela liderança.
Entre as equipes mais tradicionais, a Portuguesa tem também uma campanha bastante tranquila e já garantiu a liderança antecipada do Grupo 6, com 27 pontos conquistados e apenas duas derrotas. Na próxima fase, a Lusa, que é SAF e teve gordo investimento, enfrenta Luverdense ou Mixto.
Já no Grupo 3, América de Natal e Santa Cruz estão empatados com 24 pontos e campanhas praticamente idênticas, com o Mecão levando a melhor pelo saldo de gols. Os tradicionais clubes nordestinos vivem momentos divergentes, já que a equipe potiguar cresceu na reta final e os pernambucanos estão há quatro jogos sem vencer, chegando ao mata-mata com sinal de alerta ligado.
Regulamento
De acordo com o regulamento da CBF, os 64 times da Série D do Brasileirão são divididos na primeira fase em oito grupos de oito integrantes cada. Eles disputam 14 partidas (turno e returno) contra clubes do mesmo estado e região por critério de proximidade.
Os quatro melhores (32 clubes) de cada grupo avançam para a segunda fase e todo o resto da competição será disputado em formato mata-mata com ida e volta. Os quatro semifinalistas sobem para a Série C.
Na segunda fase, o primeiro colocado do Grupo 1 enfrenta o quarto colocado do Grupo 2, com os segundos e terceiros colocados também duelando por uma vaga. A sequência segue nos demais grupos. Cada clube classificado garantiu mais R$ 170 mil em premiação e os jogos da fase inicial do mata-mata acontecem entre os 2 e 10 de agosto. A final da competição acontecerá em 5 de outubro.
Subscrever a nossa newsletter