Depois de pouco mais de dois meses de negociações, férias e preparação, a temporada europeia está de volta à ativa. Depois de uma sexta-feira com alguns jogos, o sábado (16) prepara muito mais. Quem chama a atenção dos fãs de futebol é o Campeonato Francês, com alguns destaques.
Como uma das melhores ligas do mundo, o torneio tem algumas surpresas. Enquanto a principal é o fato do multicampeão PSG estar indo em busca de seu 14ª título francês, o quinto consecutivo, os campeões do mundo em 2018 Paul Pogba, Olivier Giroud e Florian Thauvin estão de volta para casa para brilhar no futebol nacional
Pogba volta da suspensão para defender o Monaco
Enquanto defendia a Juventus em 2023, Paul Pogba foi suspenso do futebol por quatro anos, por conta do teste positivo no exame antidoping. Depois de alguns desenrolares e uma amenização na pena, o meio campista francês confirmou seu retorno ao futebol em 2025, para defender as cores do Monaco, com direito à lágrimas no momento da assinatura do contrato.
No dia 11 de março de 2025, a suspensão do jogador acabou e a tão esperada volta para o futebol finalmente aconteceu. Depois de especulações envolvendo o Corinthians e a MLS como possível futuro, Paul Pogba resolveu voltar para seu país natal e fechou contrato válido por duas temporadas para defender o time do Principado.
O campeão da Copa do Mundo na Rússia, em 2018, vestirá a camisa 8 em seu novo clube, naquela que será sua primeira experiência profissional na França. Enquanto Pogba chamou mais a atenção, Ansu Fati, Lukas Hradecky, Eric Dier e Myron Boadu são outros bons reforços do clube, que tem objetivos ambiciosos para 25/6.
O Monaco inicia sua trajetória na Ligue 1 nesse sábado (16), contra o Le Havre e quer seguir brigando pelas primeiras posições no Campeonato Francês, depois de terminar a última temporada na terceira colocação. A equipe francesa também está classificada à UEFA Champions League e busca voltar ao mata-mata mais importante do futebol europeu após nove temporadas.
Giroud chega ao Lille em eventual despedida
Quando Olivier Giroud deixou o Milan para defender o Los Angeles FC na MLS, o mundo futebolístico apontou para uma eventual aposentadoria do atacante. Mas, após pouco menos de duas temporadas no futebol norte-americano, o camisa 9 campeão do mundo em 2018 decidiu retornar ao futebol francês após 13 temporadas.
Giroud recebeu uma proposta do Lille e voltou para jogar em seu país natal, mas não no clube que despontou, o Montpellier. Já aos 38 anos, Giroud está perto de sua aposentadoria e pode se despedir oficialmente dos gramados em breve, tanto que seu vínculo com o novo clube é válido por uma temporada.
Na temporada 11/12, o francês se despediu da Ligue 1 como artilheiro da competição para jogar no Arsenal. Depois de cinco anos nos Gunners, Giroud foi campeão em Chelsea e Milan e, mais recentemente, passou algum tempo na Terra do Tio Sam, mas sem muito destaque dentro de campo: foram cinco gols marcados em 37 partidas.
Com o objetivo de melhorar a campanha na Ligue 1, depois de um quinto lugar e uma classificação “azeda” para a Conference League, o Lille foi atrás de reforços menos badalados, mas importantes: o lateral Romain Perraud, o zagueiro Nathan Ngoy e o ponta Félix Correia chegaram para ajudar o clube. A trajetória no Campeonato Francês começa no domingo (17), contra o Brest.
Thauvin fecha o trio campeão no Lens
Enquanto Lille e Monaco, de Giroud e Pogba, terminaram a temporada 24/25 com vagas para competições europeias, o Lens foi o oitavo colocado e não teve o mesmo fim. E para alçar voos maiores dentro do torneio que o tradicional clube foi até a Itália e tirou Thauvin da Udinese, como grande reforço para 25/26.
Também campeão da Copa do Mundo de 2018, mas com apenas dois minutos em campo, Florian Thauvin retornou ao futebol francês após quatro temporadas entre México e Itália. O ponta direita de 32 anos chegou ao novo clube como a contratação mais badalada da temporada depois de boas atuações na Udinese.
No País da Bota, o jogador entrou em campo 73 vezes, marcou 15 gols e contribuiu com dez assistências. 16 dessas participações diretas em gol foram na temporada 24/25. A história de Thauvin com o Lens começa nesse sábado, contra o Lyon, diante de sua nova torcida.
Subscrever a nossa newsletter