“Sou um jogador que tem um bom primeiro passe, passe longo, boa técnica, boa capacidade técnica, assistência, bom passe, gol, e mobilidade. Essas são as características que tenho. E espero colocá-las todas em benefício do clube. Minha inspiração no futebol é, inclusive, do Brasil, é Ronaldinho Gaúcho”.
Foi assim, dessa maneira audaciosa e muito confiante que se descreveu Yeison Guzmán, novo reforço e camisa 10 do Fortaleza ao ser apresentado nesta terça-feira, 9. Para contratar o jogador, o Tricolor pagou 1.1 milhão de dólares (cerca de R$ 6 milhões) por 60% dos direitos econômicos.
O jogador colombiano de 27 anos chega ao Fortaleza com contrato até o final de 2027, com opção de renovação. Com status de contratação promissora, o meio-campista diz estar pronto para estrear e ajudar o Leão, que luta contra o rebaixamento.
“Estou pronto para jogar, para me colocar à disposição do treinador para quando ele necessitar. Temos grandes expectativas, esperamos correr o mais rápido possível para poder tirar o clube desse momento que está e colocá-lo na parte que quer estar”, falou.
“A referência do futebol brasileiro é a de ser uma competição muito difícil, com ótimos jogadores. É um dos motivos que me fizeram vir para cá, estar em uma liga importante. Foi um salto vir para cá e agora quero entregar todo o meu potencial em benefício da equipe”, completou.
Oficialmente apresentado! ?????
Yeison Guzmán, o novo meio-campo do Leão, foi devidamente apresentado nesta tarde, na sala de imprensa do Centro de Excelência Alcides Santos.
???? Confira a coletiva completa na TV Leão: https://t.co/YbjFuL4tYX
???? Mateus Lotif/FEC#FortalezaEC pic.twitter.com/49UzXEHNZp
— Fortaleza Esporte Clube ???? (@FortalezaEC) September 9, 2025
Quem é Yeison Guzmán
Revelado pelo Envigado, equipe que defendeu entre 2017 e 2021, Yeison Guzmán tem razão ao apontar a facilidade em participar de gols, se destacando desde a primeira temporada em que realmente teve rodagem na equipe principal. Pelo Envigado, Yeison Guzmán acumulou 120 partidas, com 25 gols e 17 assistências.
O retrospecto fez Yeison Guzmán chegar ao topo do futebol colombiano, e pelo Atlético Nacional ele conquistou dois títulos nacionais, com 9 gols e 3 assistências em 68 jogos.
O período no Atlético Nacional não foi o de maior brilho individual de Yeison Guzmán, que foi vendido ao Tolima em 2023. Foi então que o meio-campista atingiu o seu auge e nos últimos dois anos, ele acumulou 28 gols e 17 assistências em 94 partidas. Somente na última temporada, o jogador participou de 27 gols.
Antes de chegar ao Fortaleza, Yeison Guzmán estava na sua primeira experiência fora do futebol colombiano. Vendido ao Torpedo Moscow, da Rússia, o meia disputou 11 partidas e marcou cinco gols no que foi a segunda metade da temporada russa. O jogador não entra em campo desde 17 de maio.
“O que me inspira para jogar é poder atuar e oferecer todas as minhas características e o meu potencial para a equipe. Quero fazer história com essa camisa e ser um grande nome aqui. Quero entregar todo o meu potencial para ajudar a equipe”, afirmou na apresentação no Fortaleza.
Yeison Guzmán pode estrear pelo Fortaleza já no próximo sábado, 13, na partida contra o Vitória, às 16h, no Castelão. A partida também marca a estreia do técnico Martín Palermo, substituto do demitido Renato Paiva.