Sete anos separam as melhores temporadas da carreira de Wesley Moraes. O centroavante brasileiro foi do céu ao inferno em sua carreira que parecia promissora, e na última temporada, na segunda divisão turca, deu indícios de que pode dar a volta por cima. Ele estreou por um novo clube na China e já brilhou com um hat-trick.
Vamos voltar a 2019, ano em que Wesley foi anunciado pelo Aston Villa como a principal aquisição para a temporada na Premier League. O centroavante, então com 21 anos, foi comprado junto ao Club Brugge, da Bélgica, por 22 milhões de libras. Na ocasião, ele se tornou a contratação mais cara da história do clube inglês.
Os números em 2018/19, quando fez 17 gols pelo Club Brugge, chamaram a atenção do Aston Villa, que pagou caro pelo então desconhecido brasileiro. Mesmo com a normal necessidade de adaptação, ele ganhou sequência no time titular e em seis meses marcou seis gols em 22 jogos. Parecia o início de uma boa trajetória, até que veio a lesão em janeiro de 2020.
Wesley só voltou a atuar em abril de 2021 e desde então não conseguiu o mesmo desempenho. Foi emprestado novamente ao Club Brugge, depois ao Internacional e ao Levante em sequência. Em todos esses anos, o centroavante marcou apenas mais 6 gols.
Após passagem ruim no Stoke City, sem marcar gol na segunda divisão inglesa, Wesley Moraes rumou em 2024 para o modesto Karagumruk, da segunda divisão turca. Parecia um final de carreira, mas na verdade foi um recomeço.
Durante a temporada 2024/25, Wesley Moraes foi de longe o prinicpal nome do Karagumruk, que acabou com o título da segunda divisão turca após vencer o Bandirmaspor, na prorrogação, em final disputada em 29 de maio. O brasileiro marcou um dos gols do triunfo por 3 a 1.
Ao todo, Wesley Moraes disputou 36 jogos pelo Karagumruk, com 22 gols e 5 assistências na segunda divisão turca. Artilheiro da equipe na temporada, ele marcou mais que o quádruplo de gols que o vice-artilheiro (fez 5). O brasileiro também foi o principal goleador da competição, com um gol a mais que Çaglavan.
Essa foi a segunda vez que o Karagumruk conquistou a segunda divisão turca e agora a equipe vai para sua 11ª participação na elite nacional, a quinta nos últimos seis anos.
Estreia gloriosa
Apesar da excelente temporada e o acesso para a elite turca, Wesley Moraes decidiu não renovar o seu contrato com o Karagumruk e assinou com o Shenzhen Peng City, da China. A equipe não faz grande temporada no Campeonato Chinês e vinha de três derrotas seguidas… até a estreia do atacante brasileiro.
A estreia de Wesley Moraes aconteceu no último sábado, 19, e não poderia ser mais gloriosa. Seu primeiro gol saiu logo aos 3 minutos. Aos 44, o segundo, e aos 51, completou o seu hat-trick. O também brasileiro Tiago de Leonço balançou as redes e garantiu a goleada de 4 a 0 do Shenzhen Peng City contra o Qingdao Hainiu.
O hat-trick marcado já coloca Wesley Moraes entre os artilheiros do Shenzhen Peng City, empatado com o meia espanhol Edu García e o zagueiro sérvio Rade Dugalic. Aos 28 anos, chegou a vez do brasileiro deixar seus gols na China.
Subscrever a nossa newsletter