Um início promissor, um título mundial e um fim precoce. Aos 31 anos, Samuel Umtiti decidiu colocar um ponto final antecipado na sua carreira e anunciou, por meio das redes sociais, a sua aposentadoria dos gramados.
O zagueiro estava livre no mercado desde a sua saída do Lille, clube em que defendeu nas últimas temporadas. Castigado pelas lesões, o francês conseguiu apenas uma vez superar a marca de 20 jogos por temporada, depois do título mundial.
Umtiti surgiu nas categorias de base do Lyon e atuou por cinco temporadas no clube antes do Barcelona investir cerca de 25 milhões de euros para o zagueiro ser o sucessor de Javier Mascherano. O francês, então com 22 anos, assumiu rapidamente o posto de titular, mas começou a dar sinais dos seus problemas com lesões.
No final da temporada de 2017/18, Umtiti precisou tomar a decisão mais importante da sua carreira e “ouviu o coração”. O defensor abriu mão de realizar uma cirurgia no joelho para atuar no sacrifício na Copa do Mundo da Rússia.
O esforço feito pelo jogador resultou em um Mundial impecável que terminou com a conquista do título, tendo Samuel Umtiti e Raphael Varane como pilares defensivos da seleção francesa. No entanto, na volta ao Barcelona, o francês passou a pagar o preço do esforço feito no Mundial.
“Realmente, forcei meu joelho durante a Copa do Mundo. Mas agora eu sou campeão do mundo. Na vida temos que tomar decisões e desta eu não me arrependo”, revelou Umtiti um ano após a conquista da Copa.
Após o título, o zagueiro acumulou lesões e não conseguiu mais ter sequência. Nas quatro temporadas seguintes, Umtiti sequer completou 20 jogos pelo Barcelona. Em 2022/23, o zagueiro saiu por empréstimo ao Lecce e ensaiou uma volta por cima, com 25 jogos disputados.
Retornou à França no ano seguinte, mas conseguiu apenas entrar em campo 13 vezes pelo Lille. Na temporada passada, uma nova lesão tirou Umtiti da temporada sem nenhuma partida oficial.
Com a decisão de pendurar as chuteiras, o zagueiro encerra a sua história nos gramados com dez títulos conquistados, por clubes e seleção. Com a camisa francesa principal, Umtiti deixou a sua contribuição com 31 jogos e quatro gols marcados.
Veja a postagem de despedida do zagueiro:
“Depois de uma carreira intensa com altos e baixos, chegou a hora de dizer adeus… Dei TUDO com paixão e não me arrependo de NADA. Gostaria de agradecer a todos os clubes, presidentes, treinadores e jogadores que pude conhecer.
Obrigado, Olympique Lyon
Obrigado, Barcelona
Obrigado, Lille
Obrigado, Lecce
Obrigado, seleção da França
E obrigado a todos os torcedores pelo apoio.”