O São Paulo sofreu em Medelín, mas conseguiu arrancar um empate com o Atlético Nacional no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Com a bola rolando, o Tricolor foi dominado pelos colombianos, mas contou com a “sorte” e com a noite infeliz de Edwin Cardona, que desperdiçou duas penalidades, para segurar o 0 a 0.Veja TambémSão Paulo segura Atlético Nacional e empata sem gols na Colômbia; Veja como seguimos
Com o resultado, o time comandado por Hernán Crespo se livra da desvantagem e joga por uma vitória simples na próxima semana, no Morumbis, para garantir um lugar nas quartas de final da Libertadores. O mesmo vale para o Atlético.
Pênalti perdido marca primeira etapa
Empurrado por seu torcedor, o Atlético Nacional fez o que se esperava dele e pressionou o São Paulo nos primeiros minutos. Com as linhas adiantadas, o time colombiano dificultou a saída de bola tricolor e flertou com o primeiro gol.
Aos dez, Hinestroza se desmarcou e colocou a bola na área. Na sequência, Marlos Moreno tentou a finalização e a bola explodiu no braço de Ferraresi. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, porém, Cardona caprichou demais e mandou para fora.
Depois do susto, o Tricolor Paulista se conectou com o jogo, parou de dar espaços para o ataque colombiano e conseguiu equilibrar as ações. O time de Crespo chegou a ocupar bem o campo ofensivo, mas falhou demais no último passe.
Do outro lado, o Atlético, que nada tem a ver com isso, voltou a pressionar momentos antes do intervalo, forçou o erro da defesa são-paulina, mas não soube aproveitar as oportunidades.
De novo, Cardona?
Na etapa complementar, o Atlético Nacional aumentou o volume e encurralou o São Paulo nos primeiros minutos. Aos dez, Hinestroza colocou bola na área e encontrou Marlos Moreno, que emendou um lindo voleio e carimbou a trave.
Pouco tempo depois, Marlos devolveu a gentileza para Hinestroza com um lindo passe em profundidade. O camisa 18 recebeu no bico da grande área e bateu cruzado, com firmeza. A bola caprichosamente tocou o pé da trave e não entrou.
E a trave não foi a única “amiga” do Tricolor Paulista na noite. Aos 21, após novo pênalti cometido por Ferraresi, desta vez por falta em Morelos, Cardona foi para a bola, assim como no primeiro tempo, e desperdiçou a segunda penalidade na partida (um “amigão”). O protagonista agora foi o goleiro Rafael, que se esticou no cantinho e fez a defesa.
O Atlético Nacional, apesar da frustração, seguiu melhor no jogo e manteve a pressão para cima do São Paulo, que se defendeu como pôde. Nos minutos finais, como era de se esperar, os donos da casa partiram para o abafa, mas o nervosismo atrapalhou. Melhor para o Tricolor, que segurou o 0 a 0 e vai decidir a classificação no Morumbis.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter